Semana Escolar da Não-Violência e da Paz Fortalece Valores na Nossa Escola

23-02-2024 09:30

Ao longo da última semana, a nossa escola mergulhou numa celebração significativa durante a Semana Escolar da Não-Violência e da Paz. Inspirada pela proposta do pedagogo espanhol Lourenç Vidal, em 1964, a semana proporcionou uma oportunidade única para refletir sobre a importância da paz e da não-violência na escola, lembrando o legado de Mahatma Gandhi. Durante este período, diversas atividades marcantes enriqueceram a experiência dos alunos, promovendo valores fundamentais.

Através de diálogos abertos e discussões orientadas, os estudantes foram incentivados, nas aulas de E.R.M.C., a partilhar as suas perspetivas sobre a importância da paz e da não-violência no ambiente escolar, proporcionando uma compreensão mais profunda e coletiva sobre a construção de um ambiente escolar pacífico.

Com as turmas do 1ºCiclo, os alunos, numa atividade prática, criaram ilustrações representando situações paz no seu ambiente escolar, e conheceram a história dos tsurus (pássaros da paz japoneses), enquanto montavam o origami. Esta atividade não apenas estimulou a expressão criativa, mas também transmitiu a mensagem simbólica de esperança e paz através da arte envolvendo os alunos numa experiência prática e educativa.

A Academia Fernandes Fão brilhou durante a Semana da Não-Violência e da Paz, apresentando à comunidade escolar um concerto. Sob a direção da professora Lioba Vergely e do professor Francisco Matos, a orquestra e o coro interpretaram obras como "Hymne à la nuit" de Rameau e a sinfonia do Novo Mundo de Antonín Dvorak. A música transcendeu barreiras culturais, promovendo a união e reforçando a mensagem de paz através de uma linguagem universal.

A semana encerrou com a colaboração dos agentes da Equipa da Escola Segura, que desempenharam um papel crucial na sensibilização dos alunos do 7º e 8ºanos.

Através de uma ação educativa intitulada "Prevenir Violência nas Escolas", os estudantes receberam informações valiosas sobre a importância da segurança e respeito mútuo contribuindo para a construção de um ambiente escolar seguro e pacífico.

Ainda no âmbito desta semana plena de comemorações, as turmas do 4º e 7ºanos assistiram às sessões sobre “Gestão de conflitos”, orientadas pela psicóloga escolar Jéssica Fernandes.

A Semana Escolar da Não-Violência e da Paz na nossa escola foi marcada por reflexões profundas, expressões artísticas, harmonia musical e ações educativas. Acreditamos que estas atividades não apenas destacaram a importância desses valores fundamentais, mas também colaboram na capacitação dos alunos com as ferramentas necessárias para contribuir ativamente na construção de um ambiente escolar pacífico e respeitoso.

O compromisso com a paz continua a ser uma missão constante na nossa comunidade educativa.

O grupo de EMRC