PARLAMENTO DE JOVENS DISTRITAL

12-03-2024 14:42

PARLAMENTO DE JOVENS DISTRITAL

Os alunos do Agrupamento de Escolas de Arcozelo participaram, nos dias quatro e cinco de março, no “Parlamento dos Jovens 2023-2024”, a nível distrital, que decorreu no Forte de Santiago da Barra, em Viana do Castelo, subordinado ao tema “VIVER ABRIL NA EDUCAÇÃO - Caminhos para uma escola plural e participativa”.

O Parlamento de Jovens é um programa educativo que visa sensibilizar os jovens e envolvê-los na atividade parlamentar. Este ano, a sessão do ensino básico foi presidida pela aluna Matilde Nunes, do 9º A. Os deputados do ensino básico que representaram a escola foram os alunos Dinis Fernandes e Lucas Cerqueira, do 9ºC, e Gabriela Pereira, do 9º A; do ensino secundário, as deputadas Matilde Costa, Diana Alves e Diana Pinheiro, do 10º B.

No período da manhã, foram apresentados e discutidos os projetos de cada uma das escolas e, de tarde, debateram-se na especialidade os projetos eleitos procedendo-se, depois, à votação e respetiva redação final.

Por último, votaram-se os temas propostos para o Parlamento dos jovens 2024-2025 tendo sido selecionado o tema “O Futuro do Emprego em Portugal”.

Os alunos referiram que foi uma experiência estimulante e que permitiu refletir, coletivamente, acerca das suas preocupações, trocar ideias e complementar conhecimento.