Pausa Para Respirar

08-02-2024 10:09

O projeto “Pausa para Respirar”, iniciado em 2022/23 nos 2º e 3º ciclos no Agrupamento de Escolas de Arcozelo, no âmbito da promoção do bem-estar dos alunos, foi alargado ao 1º ciclo no presente ano escolar. Tendo como objetivo principal introduzir na rotina diária das turmas exercícios respiratórios adequados, que favoreçam o relaxamento e a tranquilidade, os estudantes do 10ºB apresentaram no dia 31 de janeiro, nas turmas do Centro Educativo de Arcozelo, os exercícios conhecidos por “Estrela”, junto dos alunos dos 1º e 2º anos, e “Mão” nos restantes. Deste modo, todas as crianças, após o intervalo da tarde, realizaram estes exercícios com a orientação de jovens do secundário, num ambiente informal e de alguma cumplicidade. Para apoiar as crianças na atividade, foram distribuídos folhetos com a “Estrela” e cartazes, com estes exercícios, que foram fixados nas respetivas salas como lembrete para a turma. A rotina arrancou no dia 1 de fevereiro sob a responsabilidade do professor titular, após a hora do almoço, por se tratar da altura em que as crianças chegam mais agitadas à sala de aula.

Na preparação para o arranque do projeto, a psicóloga do Serviço de Psicologia e Orientação (SPO), Maria Fernanda Alves, dinamizou no 10ºB, na presença da Diretora de Turma, professora Cidália Paiva, no dia 24 de janeiro, uma sessão para introduzir o projeto “Pausa para Respirar”, visando sensibilizar os estudantes e os envolver na divulgação da iniciativa em todas as turmas do 1º Ciclo do Centro Educativo de Arcozelo (CEA), bem como, capacitá-los com técnicas de respiração e materiais. Os alunos assumirem de imediato o compromisso, formando equipas de pares. A calendarização da apresentação do projeto, bem como a distribuição das equipas pelas turmas ficou a cargo do coordenador de estabelecimento, professor Carlos Pereira, tendo o professor Carlos Cunha disponibilizado a hora de Educação Física para o efeito. Entretanto, no mesmo dia da implementação da atividade, a Psicóloga do SPO efetuou uma demonstração de algumas técnicas respiratórias, junto do corpo docente do CEA, para se apropriarem dos objetivos e procedimentos do projeto, pois caberá a eles estabelecer a rotina, para que os objetivos a que se propõe o projeto possam ser concretizados.
“Pausa para Respirar” nasceu por proposta da psicóloga do SPO, junto da coordenadora da Promoção e Educação para a Saúde (PES), professora Adriana Abreu, visando principalmente proporcionar momentos de tomada de consciência do ato de respirar bem e de relaxamento, que contribuam para melhorar o bem-estar físico e emocional dos alunos. Espera-se, deste modo, que a prática de respirar venha a constituir-se como instrumento, pessoal e coletivo, que promova a autorregulação, favorecendo a atenção, bem como, competências de gestão da ansiedade. Com efeito, a principal preocupação é reduzir a agitação no início da aula após os intervalos maiores e, assim, evitar que o docente precise de investir tempo e esforço para regular o comportamento da turma. Sabe-se, também, que estes exercícios facilitam a disponibilidade cognitiva para aprender, pelos ganhos a nível de atenção.
O projeto “Pausa para Respirar” está planeado para abranger, ainda, o Centro Educativo de Lagoas” e o Centro Educativo de Refoios, de forma a envolver todos os alunos e docentes do agrupamento nesta prática.