Eu Code Week 2023

06-11-2023 11:34

EU Code Week 2023 no CE de Refoios

Os alunos da turma R2A iniciaram a sua participação na EU Code Week.

As atividades planificadas para esta semana especial de programação envolveram não apenas os estudantes desta turma, mas contaram com a participação de outras turmas europeias.

Uma das atividades que se destacou foi intitulada ” Create Your Animated Story with ScratchJr”. Nesta envolvente atividade, os alunos foram apresentados aos conceitos fundamentais da programação através do ScratchJr. Cada aluno teve a oportunidade de criar a sua própria história interativa e animada, desenvolvendo competências de programação, tais como sequenciação, ciclos e condicionais básicos, à medida que criavam animações e ações para as suas personagens. Além disso, a atividade estimulou a criatividade, encorajando os alunos a utilizar a sua imaginação para criar histórias, personagens e interações únicas, permitindo-lhes desenvolver competências de resolução de problemas. Também ganharam confiança no uso de ferramentas digitais, essenciais no mundo tecnológico de hoje.

Outra atividade emocionante foi intitulada ” Virtual Science Discovery: Journey into the Natural World “. Nesta, os alunos embarcaram numa jornada virtual de ciência, utilizando tecnologia de realidade virtual (VR) para explorar três áreas fascinantes: animais, plantas e o corpo humano. Utilizaram experiências interativas de VR que proporcionaram aprendizagens sobre estes temas, adquiriram um conhecimento científico mais profundo, aprendendo sobre as suas características, adaptações e funções.

A atividade “Blue-Bot Coding Adventure” envolveu os alunos da turma numa emocionante exploração do pensamento computacional usando o Blue-Bot, um robot programável. Com esta atividade, os alunos desenvolveram o pensamento computacional, a resolução de problemas, a coordenação espacial e a colaboração. Isso proporcionou o desenvolvimento de competências lógicas, cognitivas e de programação, bem como habilidades valiosas do século XXI.

Estas atividades não apenas tornaram a aprendizagem divertida, mas também lançaram as bases para as futuras jornadas educativas e tecnológicas dos alunos. A turma R2A participou com entusiasmo, demonstrando o seu compromisso com a aprendizagem e a exploração do mundo da programação.