Comunicação Matemática

09-06-2022 00:00

No dia 9 de junho realizaram-se atividades no domínio do projeto “Comunicação Matemática”, com a recriação de uma mercearia tradicional e um workshop intitulado “Matemática Doce”. Estas atividades tiveram a colaboração da turma 7.ºA, no âmbito da disciplina de Matemática, sob orientação da professora Elvira Mendes, a mentora do projeto, em parceria com a coordenadora do Centro de Apoio à Aprendizagem e a colaboração da Biblioteca Escolar.

No mesmo dia, a Escola recebeu a Doutora Maria Augusta Ferreira Neves, professora e autora de manuais escolares de Matemática dos segundo e terceiro ciclos do ensino básico e do ensino secundário, que dinamizou a comunicação “Estudar Matemática para ser livre de escolher o meu futuro”, com a participação das turmas 7.º D e 8.º A. Decorreu ainda uma sessão prática, via Zoom, dinamizada pela Dra. Luciana Brito, professora de Matemática, no âmbito do programa Geogebra 3D, sob o tema “Ver para crer: aprender a Geogebra matemática do espaço (e não só!)”, dirigida aos alunos do décimo ano.

Embora tenha sido efetuado um cronograma com as turmas, os horários e os professores acompanhantes, toda a comunidade educativa teve oportunidade de visitar a mercearia e aprender, ou recordar, de acordo com as faixas etárias, tradições.

Todos aqueles que passaram pelos espaços ficaram agradados com a iniciativa, mostrando que este tipo de atividades vale a pena e que a Matemática está, efetivamente, em todo o lado!