O Agrupamento

 


No ano letivo 1988/89 entrou em funcionamento a escola C+S de Arcozelo com, apenas, dois pavilhões, onde funcionavam o quinto, o sexto e o sétimo anos de escolaridade. Entretanto a escola sede foi aumentando progressivamente em espaços físicos e alargou a sua oferta educativa, tendo sido construídos mais dois blocos. Mais tarde foram construídos o Pavilhão Gimnodesportivo (1996) e o Centro Educativo de Arcozelo (2010), destinado ao primeiro ciclo.

Com a edificação do Centro Educativo, a escola sede sofreu uma reestruturação, tendo como principais mudanças a deslocalização da Biblioteca e da Cantina para o novo espaço.

A área geográfica do Agrupamento caracteriza-se, essencialmente, por ser uma zona agrícola com impacto turístico, implantada num concelho com um vasto acervo patrimonial, quer arquitetónico, quer paisagístico e um importante nó de comunicações rodoviárias onde convergem as autoestradas A3 e A27, que ligam Ponte de Lima a Braga, Valença, Arcos de Valdevez / Ponte da Barca e Viana do Castelo.

O Agrupamento de Escolas de Arcozelo foi constituído no Ano Letivo 2003/2004, tendo a sua sede na Escola Básica com Secundário de Arcozelo, no concelho de Ponte de Lima. A sua área pedagógica abrange os alunos que residem nas freguesias da margem direita do rio Lima do concelho de Ponte de Lima, a saber:

 

1) Arcozelo                                   6) Calheiros                                           11) Refoios do Lima                         

2) Bárrio e Cepões                        7) Estorãos                                            12)         

3) Bertiandos                                8) Fontão                                               13) S. Pedro d' Arcos 

4) Brandara                                   9) Labruja                                              14) Santa Comba                                

5) Cabração e Moreira do Lima    10) Labrujó, Rendufe e Vilar do Monte   


Este Agrupamento inclui os diferentes níveis de ensino, desde o pré-escolar ao ensino secundário.

A Educação Pré-escolar funciona nos jardins-de-infância das freguesias de Arcozelo, Brandara, Calheiros, Cepões, Estorãos/S. Pedro de Arcos e Refoios.

O 1º ciclo funciona em tês Centros Educativos, distribuídos pela área geográfica, a funcionar nas freguesias de Refoios, Arcozelo e Estorãos / S. Pedro de Arcos.

Na Escola Básica com Secundário de Arcozelo, funcionam o 2º e 3º Ciclos, o Secundário e uma Unidade de Apoio Especializado à Multideficiência (UAEM), destinada a alunos com Necessidades Educativas Especiais portadores de Multideficiências.

O número de crianças / alunos tem vindo a diminuir, registando-se atualmente cerca de mil e duzentos alunos inscritos.

 

A EBS de Arcozelo, escola sede de Agrupamento, situa-se na Vila de Arcozelo, concelho de Ponte de Lima. A sua área pedagógica engloba as 14 freguesias do concelho localizadas na margem direita do rio Lima, a saber: