Dia do Perfil do Aluno

15-01-2018 14:00

No dia 15 de janeiro de 2018 assinalou-se o Dia do Perfil do Aluno.

O Agrupamento de Escolas de Arcozelo associou-se à iniciativa e promoveu a reflexão de alunos, professores e encarregados de educação: a escola que temos, o que queremos, o que se espera de nós, o que podemos fazer para atingir o Perfil do aluno?

Alcançar o Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória implica a implementação de ações concretas que conduzam a uma mudança orientada para o sucesso dos alunos, numa perspetiva académica mas igualmente social e de relevância para os jovens da atualidade.

A voz dos alunos como elemento de mudança torna-se, assim, fundamental. Na escola sede este foi o ponto de partida para uma manhã de reflexão entre pares.

Num primeiro momento, as turmas, nas respetivas salas de aula, sob orientação dos diretores de turma e/ou outro professor, discutiram ideias e propostas de atividades e projetos a desenvolver na escola que concorram para o desenvolvimento dos alunos, sugerindo como pode a escola organizar-se e como devem ser as aulas, para que este seja uma realidade de acordo com o enunciado no Perfil.

Num segundo momento, no auditório, numa sessão dinamizada pela Juliana Velho, aluna do décimo ano, com a colaboração de um grupo de docentes, representantes de todas as turmas, do quinto ao décimo segundo ano, em grupos com elementos de todos os níveis de ensino, foram apresentadas as propostas das várias turmas como ponto de partida para nova reflexão. Nos novos grupos, ainda numa perspetiva de professores e diretor, ajustaram as propostas, a seguir apresentadas em debate alargado.

A manhã terminou com um terceiro momento, liderado pela Ana Rita Araújo, aluna do décimo segundo ano, com a presença do Diretor, Manuel Amorim, três encarregadas de educação e os professores que quiseram associar-se. Cada grupo elegeu um representante para apresentar as suas conclusões, seguindo-se um espaço de apresentação de sugestões e/ou reflexões entre os presentes.

O encerramento foi efetuado pelo Diretor, que proferiu uma síntese integrando o que ouviu de todos.

Sem dúvida, uma manhã profícua, prova de que os nossos alunos estão atentos, sabem o que se passa e, acima de tudo, sabem o que querem, uma vez que muitas das propostas apresentadas eram comuns.

Resta agora uma reflexão abrangente que permita trabalhar para o Perfil do aluno tendo em conta as ideias e as contribuições dos maiores interessados, os próprios alunos.